a flor do sol é simbólica e representa sucesso e felicidade. além da beleza e imponência, do girassol tudo é aproveitado: flor, semente e ramos. é exótica e nunca olha pra trás, exibindo uma intrigante rotação, sempre voltada para o sol.
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

RSS
09
Set
09

A zetaplastia é uma técnica cirúrgica usada mais freqüentemente para reposicionar uma cicatriz de forma que esta adquira uma posição mais paralela às linhas naturais e pregas da pele, tornando-as menos notáveis. Também pode aliviar a tensão causada por uma contratura cicatricial. Nem todas as cicatrizes são passíveis de serem submetidas à zetaplastia.
Neste procedimento, na cicatriz antiga serão feitas incisões novas em cada lado, criando pequenos retalhos de pontas triangulares na pele. Estas pontas são reorientadas em ângulos diferentes para cobrir a ferida, dando à cicatriz um aspecto de "Z" ou "zig-zag". A ferida será fechada com pontos que serão removidos depois de alguns dias.
Embora a zetaplastia possa tornar algumas cicatrizes menos óbvias, não as fará desaparecer e uma porção da cicatriz original ainda permanecerá fora das linhas de relaxamento da pele.

fonte: http://www.andyern.com.br/cicatrizes.html

No início eu não entendi muito bem como funcionava você deslocar os retalhos de pele para modificar a 'linha' do corte, por exemplo, se a ferida era perpendicular à linha de expressão ou linha de tensão de alguma região, agora ela será paralela a esta.

as imagens:

1) temos uma solução de continuidade na pele do tipo pérfuro-cortante por arma branca, a lesão pega somente epiderme e derme, sem atingir o subcutâneo

2) Das duas terminações da lesão, fazemos duas incisões paralelas, formando um 'Z'

3) Feito o 'Z' formamos dois triangulos que serão rebatidos e seus lados opostos suturados.

4) Todas as incisões são suturadas. O ferimento que antes era "em pé" para nós, ficou "deitado". Temos ao invés de um, três cortes, mas nenhum deles formando 90 graus com as linhas de tensão e todos com grande probabilidade de cicatrização normal.

5) O paciente se recupera e fica muito feliz =)

publicado por mariliaburegio às 20:40
De Larissa a 19 de Outubro de 2009 às 20:02
diga dr marília! tava aqui pesquisando zetaplasia, pra ver como funcionava...achei essa paginazinha...qd vi marília burégio...oxi! que coincidência, mesmo nome de marília! quando fui ver era tu mesma! hhehe adorei o blog, viu? beijos, Larissa
De léia a 28 de Setembro de 2011 às 01:23
Acabei de fazer esta cirurgia queria enteder mais achei seu logh interesante e explicativo so uma pergunta quanto tempo de recuperação considerando que levei 38 pontos no Z

sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO